Coluna de 22 de Maio 2014
Copa do Mundo
Alguns protestam. Outros não estão nem aí. Tem aqueles que só vão se animar às vésperas do torneio. Algumas cidades, no entanto, já entraram no clima da Copa. Não exatamente para torcer para esta ou aquela seleção, muito menos para aprovar ou desaprovar os gastos do governo. A animação tem origem na situação inédita que viverão daqui a poucos dias: eles serão anfitriões de seleções estrangeiras, que se hospedarão em seus municípios e se preparam para os jogos em seus centros de treinamento.
Ao todo serão 19 cidades, todas afastadas das capitais e grandes metrópoles.
As prefeituras também fazem sua parte. Para recepcionar os supostos turistas que virão, as placas de trânsito são substituídas por sinalizações bilíngues e os guardas fazem cursos de línguas (espanhol e inglês), (não aqui é claro).
Infelizmente o ânimo para Copa 2014 não é dos melhores, já me senti mais animado, só espero que o Brasil vença ou vá pelo menos para as quartas de final, caso contrário devemos ver no Brasil um chuva e protestos e reclamações desenfreadas.
Tempo de Copa, grandes jogos, milhões de investimentos e ao mesmo tempo vemos hospitais, escolas, mobilidade urbana, e uma dezena mais de coisas que gostaríamos de ver melhorados, mas não será desta vez. Apenas 50% das obras ficaram prontas para o evento, mais uma vez passamos aos olhos do 1° mundo como, desacelerados, desorganizados, medíocres e incopetentes. Mas que venha a Copa, infelizmente a lua, àgua, telefone, gás e comida continuaremos a ter de pagar.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------