IDOLATRIA: Publicar em 23 de Abril de 2.014
Abordaremos a partir desta Edição, um assunto que, dependendo do ponto de vista, torna-se bastante polêmico, em face à cultura da região em que habitamos. Porém, tentaremos não desmerecer os objetos de culto de ninguém; relataremos somente o que nos ensina a Bíblia Sagrada, “O Livro Base do Cristianismo” o qual devemos observar.
Este assunto já o havemos abordado há um ano atrás, porém, reafirmaremos a partir desta edição:
O que é Idolatria?
I – Idolatria (do gr. Eidolum, imagem + latria, adoração) = Culto destinado a adoração dos ídolos. Ídolo, entretanto, é uma figura, estátua que representa uma divindade que se adora. A idolatria pode ser considerada também o amor excessivo por alguma pessoa, ou objeto. Amor este, que suplanta o amor que se deve devotar, voluntariamente, ao único e verdadeiro Deus. Qualquer amor que suplante o amor que se deve a Deus é idolatria.
II – Idolatria, é permitir que as coisas, se tornem o centro de nossos desejos, valores e dependência; usurpando assim o lugar da confiança e fé no próprio Deus. O apóstolo Paulo classifica até a avareza (a cobiça dos bens terrenos) como idolatria, quando escreveu aos “Colossenses 3: 5 - 7 = Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vêm a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; ”
III – A idolatria pode significar o professar lealdade a Deus e à sua Palavra e, ao mesmo tempo, igual ou maior lealdade a pessoas, instituições, tradições ou autoridades aqui na terra. Nada pode ser colocado em pé de igualdade (nem de superioridade) ao nosso relacionamento com Deus e sua Palavra, de acordo com a revelação divina em “Romanos 1: 22,23 = Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a gloria de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis” e em “Efésios 5: 5 = Porque bem sabeis isto: que nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” A idolatria envolve o culto aos demônios, pois está associada direta ou indiretamente à avareza ou à cobiça. Logo, há poderes demoníacos por trás da paixão pelas riquezas, honrarias ou cargos mundanos. No livro de Atos dos Apóstolos, Lucas relata um acontecimento ligado à Idolatria o qual é mencionado no capítulo dezessete. Leia-o, por favor! Paulo enquanto esperava seus companheiros Silas e Timóteo, numa praça, de Atenas, teve em seu espírito uma comoção, em face da idolatria dominante naquela cidade. Vendo a idolatria e a corrupção moral, Paulo ficou indignado e contristado; seu espírito se comovia, vendo o povo perdido e carente de salvação. Paulo revelou a mesma atitude de Jesus ante esse pecado e sua obra destrutiva. Uma atitude de ira santa, contra o pecado e a imoralidade, deve ser comum a todos os que têm o espírito de Cristo. Pela causa de Cristo e da salvação dos perdidos, nosso espírito deve insurgir-se contra o pecado exposto nas Escrituras, pois é ofensivo a Deus e destrói a raça humana.
Na próxima Edição, ainda vamos tecer comentários, sobre a idolatria, antes de passarmos a enumerar vários males decorrentes; os quais o mundo contemporâneo já os está experimentando.
______________________________________________________________________________________________________________